domingo, 6 de fevereiro de 2011

Entrevista com Silvio Garcia (Filho do Vento)


Conforme prometi aqui está a entrevista com o polêmico Silvio Garcia, o Filho do Vento.
Polêmico, mas sempre gentil, me concedeu com muito carinho essa entrevista.
Para alguns é um caçador de fundamentos de umbanda na internet. Para outros é um soldado de Aruanda que luta pela dignidade da religião.
Tire suas próprias conclusões.
Segue a entrevista.
1. Fale como foi sua trajetória até chegar à umbanda.
Em 1973 havia um terreiro de umbanda e kimbanda em frente minha residência, comecei nessa época, sendo que participava apenas das giras de umbanda e eventualmente assistia aos cultos de kimbanda.
2. Alguma vez você se desiludiu com a religião ou com Deus a ponto de não querer mais saber de religião nenhuma:
Nunca me desiludi com Deus ou com a religião.
3. O que você encontrou na umbanda que o fez optar por essa religião?
Não optei, fui escolhido para isso.
4. Antes de ser umbandista você foi pastor evangélico. São realidades bem diferentes. Como você explica essas mudanças religiosas tão radicais em sua vida? Seria uma busca ou em algum momento você teve dúvidas mesmo?
Não foi antes, foi durante. Desisti da umbanda (apenas pensei que desisti) e fiz faculdade de teologia, fui ordenado pastor por uma denominação protestante séria, não pentecostal e tradicional, e ordenado pastor, onde atuei por sete anos, mas aí a umbanda me chamou de volta. Não me arrependo de nada.
5. Como você definiria a Umbanda?
Defino como uma religião para poucos (não é para as massas).
6. De que forma você se tornou sacerdote de umbanda? Que caminhos teve que trilhar para isso?
Todos caminhos necessários e fundamentos devidos, porém não optei por isso, como disse anteriormente, a umbanda optou por mim.
7. Você é uma figura muito polêmica, especialmente no meio virtual (comunidades de umbanda no orkut). Por que você acha que causa tanta polêmica?
Não sei responder essa questão.
8. Por que você conquistou tantos desafetos no meio umbandista virtual?
Não sei responder essa questão.
9. Por que você acha que criou tantos desafetos entre os orkutianos umbandistas?
Não sei responder essa questão.
10. Claro que entre os desafetos também surgiram boas amizades e aliados. Botando na balança, valeu a pena ou não? Explique, por favor.
Aprendi que só se deve arrepender daquilo que não se fez. Claro que valeu a pena, senão já teria saído do orkut, fiz muitas amizades reais.
11. Constantemente você é acusado de caçar fundamentos na internet e tem sua condição de sacerdote ironizada. O que você pode dizer sobre isso?
Posso dizer que entre ter razão e ser feliz, prefiro ser feliz.
12. Na sua opinião, qual a maior praga que ronda o meio umbandista virtual?
Nenhuma. Todos são importantes na vida real como na virtual, saem umas briguinhas, mas isso é normal para mim, que trabalho que com o público.
13. Na sua opinião, qual a maior contribuição que o meio virtual trouxe para a umbanda?
Possibilitou que a umbanda de uma forma ou de outra fosse mais difundida.
14. Você fez mais de 50 vídeos sobre umbanda no youtube e por conta disso acabou se expondo muito e sendo objeto de críticas. Quais eram os seus objetivos ao fazer esses vídeos? Eles foram alcançados?
Me exponho 24 horas por dia, sou um homem público, um religioso, o objetivo sempre foi difundir a umbanda.
15. Por que você decidiu parar de produzir esses vídeos sobre umbanda?
Cansei, mas voltarei.
16. Cite alguns nomes que mesmo na internet contribuem para que a umbanda seja mais respeitada e/ou conhecida e entendida.
Se citasse um, estaria sendo injusto. Tem muita gente boa, que leva o nome da umbanda para a frente.
17. Na sua opinião existem pessoas que atrapalham o entendimento da umbanda ou denigrem a imagem dela na internet? Fale sobre isso sem medo de ser polêmico.
Creio que não. O único mal que vejo é que muitos não começam assim: A UMBANDA QUE EU PROFESSO... Isso confunde a cabeça dos neófitos.
18. Recentemente você fechou o conteúdo da sua comunidade UMBANDA EM AÇÃO. Por que tomou essa atitude? Não acha que isso manchou um pouco a sua imagem, pois seus detratores alegam que tem algo a esconder?
Não, minha imagem jamais será manchada. Vá ao terreiro que frequento, pergunte aos pais-de-santo que me conhecem, aos meus filhos e filhas de fé. Sou autoritário, confesso, creio que você está dando muita importância ao meio virtual, que não representa 0,01% da vida real dos terreiros, mas como falei anteriormente, ajuda a difundir a umbanda. Em tempo: já abri a comunidade UMBANDA EM AÇÃO para o público em geral.
19. Recentemente você parece ter passado por mudanças radicais. Antes dizia que admirava Ronaldo Linares, depois fez críticas a ele. O mesmo fez em relação ao cristianismo e sua influência sobre a umbanda. Qual a razão disso? Alguns o acusam de contradição, seria isso mesmo?
Foi uma pequena crítica que não muda em nada o nosso relacionamento, bem como minha admiração pelo pai Ronaldo Linares, que é um expoente da umbanda. Sobre o cristianismo é em função da Igreja Católica, que veladamente nos arrebenta. Agora não confunda cristianismo com Jesus Cristo. Amo Jesus, ele está na minha umbanda, na que professo.
20. Defina SILVIO GARCIA com suas próprias palavras.
Uma pessoa que luta pela umbanda ao seu jeito, pois não tenho o rabo preso com ninguém, não vivo de umbanda, faço a caridade a quem quer que seja, e como já falei, pelo meu tom autoritário, me ame ou me odeie, como você já postou em seu blog. É bem por aí mesmo.
Saravá e espero ter contribuído.

9 comentários:

  1. Lhe agradeço pelo profissionalismo de sua profissão "jornalista" que manteve a entrevista na íntegra.
    E sempre que eu puder ajudar conte comigo.
    Salve a nossa amada UMBANDA.
    Saravá

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela entrevista...muito bom o conteúdo..

    O que me chamou atenção foi o sacerdócio irônico,bom ao meu ver isso nao tem fundamento nenhum, ele o Silvio e meu pai de santo, e tenho muito orgulho de dizer isso...e uma coisa que ele nao é no seu sacerdócio e irônico...

    ResponderExcluir
  3. Uma boa entrevista poderia dizer que foi esclarecedor e dentro do esclarecimento podemos sentir a humildade do Silvio, uma pessoa sincera em tudo que faz ou comenta.
    Acho o Silvio um amante da Umbanda aquele antigo cavaleiro que defendia o reino com a arma que tivesse em mãos.
    Neste mundo de Umbanda ou virtual não podemos agradar a todos isto é uma verdade.
    Mas podemos sim esclarecer as pessoas e através disso indicar um caminho ou uma luz no fim do túnel.
    E o Silvio muitas vezes mesmo com sei jeito autoritário ou auto-suficiente, demonstrar através de ações que realmente ama a Umbanda e luta para ela ser melhor a cada dia.
    Que Oxalá sempre mantenha desta forma.
    Parabéns a quem teve a sensibilidade de permitir ao Silvio expressar suas idéias e argumentos.
    Este é um dos poucos bloogs que sigo na internet, aprendi a respeitar sua autora, porque sempre esta comentando sobre Umbanda e esclarecendo ou incentivando os filhos de Umbanda.

    ResponderExcluir
  4. Sou filha carnal e filha de fé do Pai Silvio. Na vida real ele é assim mesmo, meio autoritário, mas é amoroso, faz a Umbanda acontecer e o melhor, provou que não guarda ódio e raiva seja de quem for. Este é o Silvio.

    ResponderExcluir
  5. O que dizer sobre o Silvio?

    A humildade deste nobre amigo, é um reflexo da verdadeira Umbanda. Por vezes me espelho nesta figura singular, de simplicidade. A luz ofusca os olhos do obscurantismo. Isso gera inimigos.. Mas com ele há amigos, de toda ordem, cujas mentes capazes de perceber uma fagulha, aprendem a respeitá-lo e carregá-lo no coração.

    Rafael Silveira
    Quimbandeiro

    ResponderExcluir
  6. fora da caridade não ha salvação ,, o silvio esta muito salvo.. sua grande vocação ser pai,,,

    na duvida?

    ResponderExcluir
  7. Dona Ambrosia como jornalista a senhora devia ser imparcial e entrevistar também o lado negro da força, a Regina ou o Darth. Já que entrevistou o sumo sacerdote Silvio......

    ResponderExcluir
  8. Segue post do Tla Sacerdoe, onde ele faz das suas, ameaçando aqueles que não querem segui-lo

    Silvio***└┼┘Ψ
    por isto
    Eu fodo mesmo quem quer me foder OU AOS MEUS e me considero UMBANDISTA, a primeira jogo no astral, a segunda jogo no tempo a terceira é flecha certeira.
    Pronto falei, podem por lá na comu.
    Perdão
    Saravá

    ResponderExcluir