quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Religião umbanda na internet.

Uma das coisas que mais me faz entrar no orkut é a religião, principalmente as comunidades de umbanda. É uma oportunidade de aprender, trocar experiências, conhecer coisas novas, etc.
Mas..... sempre tem um mas.
Ultimamente está muito difícil. As comunidades de umbanda no orkut se tornaram palco de um besteirol sem limites. Eu fico horrorizada com isso. Como crítica que sou vou falar.

Muita gente entra nas comunidades querendo aprender ali o que os seus zeladores deviam ensinar. Daqui a pouco não tem mais templo de umbanda, só tem comunidade de orkut. E o que é pior, tem muita gente que incentiva isso.

Claro que tem algumas exceções. A comunidade ESPIRITISMO E UMBANDA, do maravilhoso R. Meireles é uma dessas exceções. Ele é uma pessoa séria que fala da umbanda de jeito sério.

A comunidade AMIGOS, UMBANDA E ESPIRITISMO também é uma referência, mas é preciso ter um QI um pouco elevado para entender o sarcasmo inteligente do dono, Douglas Fersan, que até já escreveu numa matéria para mim. Nem todo mundo entende porque as viseiras não deixam. Nessa mesma comunidade tem um fake (perfil falso, que esconde uma identidade verdadeira) chamado Fernando Gomes, que também tem um humor inteligente, sagaz, às vezes meio maldoso, mas com certeza é uma das pessoas que mais entende da umbanda nesse universo virtual. Existe lá também um perfil chamado Flávio Santana e outro chamado César Augusto, que ajudam esse bom time. Gente que sabe o que fala.

Já falei aqui sobre a figura controversa do Silvio Garcia da comunidade UMBANDA EM AÇÃO. Tinha um conteúdo bacana, mas parece que em algum momento o Silvio se perdeu e agora ele fechou o conteúdo da comunidade, o que na minha opinião abala a credibilidade, pois sei que não tem nada a esconder, mas ao ocultar o conteúdo é essa impressão que dá.

Havia uma comunidade, a INICIANTES DE UMBANDA, que era ótima, na minha opinião uma das melhores. Mas depois que a sua criadora, também um fake chamado Minnie deixou a comunidade, a coisa se perdeu.

Outra que merece nossas reverências é a ESTUDOS DE UMBANDA, da Priscila Siqueira, também dona de uma coerência magnífica.

Também posso citar a UMBANDA REINO DE OXALÁ, a pioneira e uma das que tem o melhor conteúdo, que passou por altos e baixos, mas conseguiu se manter com inteligência de seu criador.

No entanto, e infelizmente sempre existe um "no entanto" tem algumas coisas que decepcionam.
A UMBANDA COMO ELA É; nem vou citar o criador e os moderadores, mas é um verdadeiro circo, um teatro de egos e demagogia.
O mesmo eu posso dizer da POVO DE ARUANDA. Essa com certeza é a pior, que só serve para alimentar o ego doentio do seu dono. E mais uma dezena delas: UMBANDA NÃO É MACUMBA, OXALÁ O REI DA UMBANDA, ESPIRITISMO, UMBANDA E MESTRES, etc.

Isso sem falar nos inúmeros membros que frequentam as comunidades. Um dos piores é um fake do Darth Vader, que mal sabe do que fala, não consegue concluir um pensamento, por tudo e por nada agride, ofende e humilha as pessoas. Faz isso sempre em companhia de uma tal Regina, igualmente desprovida de educação e bom senso. Juntos os dois já foram expulsos de várias comunidades, pois claramente seu objetivo é deturpar a imagem da umbanda e agredir as pessoas.

Esse cenário é desolador.

Parece que as pessoas não estão preparadas para discutir umbanda, salvo as poucas exceções.
Fica o apelo ao bom senso.
Volto a tocar no assunto.

Beijos iluminados.

Em breve uma entrevista com Silvio Garcia.